O Artista
Isaias Belo e o poder da câmera artesanal
Isaias Belo é fotógrafo, artista visual, arte-educador e articulador ambiental. Iniciou seus percursos autorais no campo da imagem em 1999, envolvendo-se no estudo, ensino e desenvolvimento de processos criativos voltados para o campo das tecnologias alternativas em fotografia. Isaías dedica-se, ainda, a experimentar suportes e criar meios de circulação das produções que envolvem tanto o seu trabalho quanto os das redes elaboradas por meio das diversas formações que ministrou em mais de vinte anos de trajetória nos caminhos da imagem.
Vive e trabalha em seu atelier na Várzea do Capibaribe, na Região Metropolitana do Recife, ampliando seus percursos entre as Cidades de Camaragibe, Recife e Olinda. Além de suas constantes migrações pela Zona da Mata pernambucana.
Seus trabalhos foram expostos em Recife e São Paulo, a exemplo das exposições O Encontro, Templo do Sacrifício e Florações Líticas – Arqueologia urbana do futuro, e fora do país, em exposições em Barcelona (Espanha) e nas cidades de Lisboa e Porto (Portugal) por meio do projeto Conexões – Fotografias Experimentais. Ministrou mais de uma centena de cursos, oficinas e vivências em Arte-educação, em diversos estados do nordeste brasileiro, a partir do projeto Foto Na Lata, técnica do PINHOLE.
Foi um dos vencedores do Prêmio Pernambuco de Fotografia nos anos de 2011, 2014 e 2019. É autor do livro Como uma pedra publicado em 2016, que retrata o processo criativo do artista Francisco Brennand, de quem foi amigo, e com quem desenvolveu em 2005 o projeto que deu origem ao ensaio Templo do Sacrifício. E em 2017 realizou o ensaio fotográfico do Memorial Ricardo de Almeida Brennand (pai de Francisco Brennand).
Por Ana Lira | Artista visual em Retratrografia
Fotógrafo, artista visual, arte-educador e articulador ambiental.