Mostra Virtual
Como uma pedra
A fotografia constrói realidades guiadas por quem a produz. Uma interpretação do que está a frente da câmera. Nesse sentido, ela tem o poder de criar mundos, e Isaias Belo sabe bem disso.
Com suas “latas mágicas” acompanhou durante um bom tempo outro “criador de mundos” e suas criações. “Como uma Pedra” é o resultado desse processo, um trabalho que transcende a simplesmente documentação da materialização de uma obra. O que existe aqui é a relação entre Discípulo e Mestre que criam simultaneamente.
Da pedra nasce a santa (ou será o contrário?), e da “lata/luz” surgem imagens que já não são nem a pedra e nem a santa.
Uma nova realidade se constrói a partir do olhar de Isaias, utilizando a Pinhole para arquitetar seu mundo imagético onde a Sombra e a Luz, o claro escuro e o escuro claro dramatizam suas composições, potencializam sua poética. Nas fotografias os trabalhadores da construção se transformam na própria essência do construir. Seus corpos e as estruturas que constroem se metamorfoseiam. Algumas imagens flertam com o abstracionismo e as formas geométricas sutilmente ocupam seus espaços. As pirâmides criadas por Isaias representam o sentido templário que constantemente também se apresenta nas obras de seu Mestre Francisco. Nesse trabalho, consciente, ou inconscientemente Isaias acaba representando o infinito ciclo da vida, a mudança, o tempo, a evolução, a fecundação, o nascimento, a morte, a ressurreição, a criação, a destruição, a renovação. A Ouroboros, serpente mitológica que engole a própria cauda formando um círculo. A própria criação… Agora, “Como uma Pedra”, já publicado em livro, se apresenta virtualmente. Toma conta do ambiente online e continua sua caminhada…
Por Mateus Sá | Curador desta mostra
Para Isaias, produzir fotografia com esta técnica é uma postura política.
Notas proêmias
O ensaio Como uma Pedra , do artista Isaías Belo, surgiu a partir de um convite do artista Francisco Brennand para documentar o processo de criação da obra Imaculada Conceição, bem como da construção da capela que receberia a santa.
Todas as fotografias foram criadas a partir da técnica ‘pinhole’, do inglês ‘cabeça de alfinete’. Trata-se de uma máquina-caixa, em que uma das paredes internas está um material fotossensível, na outra logo à frente, há um buraco pequenino, o ‘pinhole’, por onde entra luz, permitindo o registro no material fotossensível. Todas as fotos resultantes dessa técnica apresentam-se em preto e branco.
Fotografia horizontal em preto e branco. Agrupamento de doze fotografias verticais, sendo seis na parte superior e seis na parte inferior, de grandes rochas talhadas com desenhos, letras e números.
Fotografia horizontal em preto e branco, com sobreposições. Em transparência, vista aérea de uma construção com paredes de pedra com vários portais, entulhos ao centro e vegetação ao fundo. Em primeiro plano, sombra de uma igreja com duas torres projetadas no centro da foto. A área interna delimitada pela sombra mostra com nitidez a construção.
Fotografia quadrada em preto e branco. Visto da diagonal de baixo para cima, detalhes de uma estrutura talhada em uma grande rocha com formato de um rosto com véu e cruz abaixo.
Fotografia horizontal em preto e branco. Do alto, parede em reforma com vários portais um ao lado do outro, escada e andaimes encostados na parede, chão com entulhos e, ao fundo, folhas das árvores. Abaixo, sombra de um homem da cintura pra cima e de um paredão em formato de arco.
Fotografia horizontal em preto e branco. Detalhes da quina da fachada em ruínas, partes das paredes com tijolos sem reboco e, ao centro, um grande buraco de onde se vê uma paisagem com uma pessoa encostada no tronco da árvore.
Fotografia horizontal em preto e branco. Visto de baixo para cima, foco no homem com martelo em cima de um andaime ao centro de um portal. Ele veste camisa e calça.
Fotografia horizontal em preto e branco. Visto de baixo para cima, imagem de uma parede com janelas em formato de arcos sustentada por escoramento com caibros e tábuas de madeira. No lado direito, um andaime com uma tábua de madeira no alto e, à frente imagem sem nitidez, um homem em pé segura um fio.
Fotografia horizontal em preto e branco. À esquerda, vistos de baixo para cima numa perspectiva inclinada, andaimes com duas tábuas no alto e árvores. À direita, uma estrutura em formato de arco sustentada por vigas na vertical e diagonal.
Fotografia horizontal em preto e branco. Em destaque ao centro, uma grande escada de madeira na vertical inclinada para a direita, apoiada numa parede de pedra. Na frente da estrutura de pedra, à esquerda, andaimes e, à direita, carrinho de mão.
Fotografia horizontal em preto e branco. Ao centro, entre andaimes, dois homens um ao lado do outro, usam capacete, camisa e calça. O homem da esquerda está com as mãos para o alto e o da direita, segura numa barra do andaime com a mão direita e com a esquerda segura uma colher de pedreiro. Ao fundo, estrutura com paredes de pedra com portais.
Fotografia horizontal em preto e branco. À esquerda, um homem de capacete e óculos de proteção segura um cabo comprido, que dá num pequeno monte escuro. O homem usa camisa larga, calça e bota. Ao fundo, um muro de pedra com seis arcos e árvores. Em sobreposição, uma sombra de duas torres.
Fotografia horizontal em preto e branco. Ao centro de uma construção de pedras com portais, um homem no alto de um andaime segura um martelo e um cinzel. À direita, um homem segura um carrinho de mão e olha na direção do primeiro. Eles usam capacete, camisa e calça.
Fotografia vertical em preto e branco. Imagem de uma grande rocha talhada com rosto humano e véu em um galpão. No lado esquerdo, bancada com escoras de madeiras com várias caixas empilhadas embaixo e em cima. No lado direito, outras estruturas talhadas e bancos de madeira.
Fotografia horizontal em preto e branco. Visto de baixo para cima, foco em uma grande rocha talhada com rosto humano e véu com quatro homens em pé nas laterais. O homem à esquerda da rocha usa camisa, calça e sapato, já os posicionados lado a lado à direita, dois vestem camiseta, calça e sapato e o da extremidade da direita usa camisa, bermuda e bota.
Fotografia vertical em preto e branco. Visto de baixo para cima, imagem distorcida de duas pessoas em pé embaixo de um arco com duas colunas. No lado esquerdo, andaimes sustentam um emaranhado de caibros.
Fotografia quadrada em preto e branco. Um homem segura um martelo com a mão esquerda acima da cabeça e, com a mão direita, apoia um cinzel numa pilha de tábuas. O homem usa um boné, camisa comprida, calça e chinelos. Está sentado num banquinho de madeira. As tábuas estão em cima de um grande tronco de árvore na posição perpendicular.
Fotografia horizontal em preto e branco. Ao centro de uma construção com pedras, um homem sobre andaimes segura um martelo acima da cabeça. Ele usa capacete e óculos de proteção, camisa e calça. À direita, no alto da parede de pedra, um homem agachado usa capacete.
Fotografia horizontal em preto e branco, com sobreposições. Ao fundo, uma construção com paredes de pedra com vários portais. Na segunda camada, um homem segura uma desempoladeira e uma colher de pedreiro no topo de uma construção com três arcos. O homem usa capacete, camisa e calça. Na terceira camada, imagem transparente da fachada de uma igreja.
Fotografia horizontal em preto e branco. Fachada de uma construção com sete portas altas e um muro com vários arcos. No centro da construção, acima da entrada principal, uma estrutura com formato quadrangular sobre duas colunas. Em primeiro plano nas laterais superiores, ramas de folhas. Ao fundo árvores.
Fotografia horizontal em preto e branco, com sobreposição de fotos. Na parte superior, visto da diagonal de cima para baixo, um salão com bancos compridos de madeira enfileirados em duas colunas com mesa de madeira à frente, nas laterais paredes de pedra com vários portais. Na parte inferior, um salão com bancos compridos de madeira enfileirados em duas colunas com coluna central à frente.
Fotografia horizontal em preto e branco, com sobreposição de fotos. Na parte superior, imagem de um salão com bancos compridos de madeira enfileirados em duas colunas com mesa de madeira à frente, nas laterais paredes de pedra com vários portais. Na parte inferior, fachada lateral de uma construção com duas portas altas, envolta por árvores.
Fotografia vertical em preto e branco. Visto de baixo para cima, um crucifixo em um terreno com vegetação rasteira, ao fundo árvores e arbustos. Borba preta com formato ovalado.
Fotografia horizontal em preto e branco, com sobreposição de fotos. À esquerda, uma parede inacabada de pedra. À direita, metade de uma janela com uma estrutura ao centro em formato de cruz. Ao fundo, prédio com uma cúpula.
Fotografia horizontal em preto e branco, com sobreposição de fotos. Em destaque, uma grade quadriculada extensa. Em sobreposição, à esquerda, imagem de uma pessoa de braços abertos num espaço retangular, e ao centro, parte de uma construção, coluna em formato de arco.
Fotografia horizontal em preto e branco, com sobreposição de fotos. À esquerda, um paredão de pedra. Ao centro e ao fundo, árvores. À direita, um homem de camisa e bermuda encostado no grande portão de ferro aberto.
Fotografia horizontal em preto e branco. Visto de baixo para cima, foco em uma pessoa com carro de mão carregado com pedras grandes. Ele usa capacete, camisa e calça. Ao fundo, paredão de pedra com portais e janelas e andaime com tábua no alto.
Fotografia horizontal em preto e branco. Visto de baixo para cima, foco no paredão em reforma com vários portais e janelas com homens em cima dos andaimes. Em primeiro plano, na parte inferior, vegetação e duas colunas de ferro apoiadas nas extremidades com formato triangular com um gancho no alto.
Fotografia horizontal em preto e branco. Visto de baixo para cima, à esquerda, quina da fachada em ruínas, com vários portais. Em primeiro plano, à direita, detalhes de um pedaço de tijolo em formato de triângulo.
Fotografia vertical em preto e branco. Vista de baixo para cima, a escultura é iluminada do alto e da direita e apresenta uma figura humana talhada em rocha, com um rosto no alto ladeado por um véu comprido até a base.
Fotografia horizontal em preto e branco. Agrupamento de doze fotografias verticais, sendo seis na parte superior e seis na parte inferior, de grandes rochas ovaladas e irregulares.